Turquia diz que tem direito de proteger seu espaço aéreo

Em outubro, Turquia e Rússia já tiveram atritos pela entrada de caças russos no espaço turco desde a Síria

Ancara – O governo da Turquia afirmou nesta terça-feira que tem o direito de se proteger contra quem violar as fronteiras do país, depois de ter abatido um avião militar russo perto da divisa do país com a Síria.

“Todos devem saber que tomaremos todas as medidas se alguém violar nossas fronteiras aéreas e terrestres apesar de nossas reiteradas advertências, como sublinhamos mais uma vez no último domingo”, disse o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, se referindo a uma cúpula de segurança realizada pelo governo.

“Hoje, quando há aviões que seguem violando o espaço aéreo turco, é preciso considerar a reação de nossas forças armadas. Não temos interesse no território de outro país”, completou Davutoglu, que evitou citar explicitamente o incidente com o bombardeiro russo.

Em outubro, Turquia e Rússia já tiveram atritos pela entrada de caças russos no espaço turco desde a Síria, algo que o Kremlin admitiu e atribuiu a um erro causado pelo mau tempo.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia convocou hoje o conselheiro chefe da embaixada russa em Ancara, Sergey Panov, porque o embaixador, Andrei Karlov, está em Istambul, para preparar a visita do ministro do chanceler russo, Sergei Lavrov, ao país.

A viagem de Lavrov, porém, foi cancelada após o incidente de hoje.

Dois caças F-16 turcos derrubaram hoje um bombardeiro russo Su-24 na fronteira sírio-turca por ter violado o espaço aéreo da Turquia, fato negado por Moscou.

De acordo com um comunicado divulgado pela cúpula militar da Turquia, o avião russo teria invadido o espaço aéreo do país em Yaylagad, no sul da província de Hatay, apesar de dez advertências enviadas pela aviação turca em um período de cinco minutos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s