Turquia levanta muro de concreto em lance de fronteira síria

A construção é formada por peças pré-fabricadas de concreto de três metros de altura e dois de largura, com um peso cada uma de sete toneladas

Ancara – A Turquia começou nesta sexta-feira a levantar um muro de três metros de altura e oito quilômetros de comprimento em um lance de sua fronteira ocidental com a Síria, como parte de seus esforços para evitar que potenciais jihadistas cruzem para o país árabe.

A agência de notícias “Anadolu” indicou que o muro está sendo levantado no lance de fronteira correspondente à cidade de Reyhanli, na província ocidental de Hatay, justo diante da cidade síria de Atmeh.

A construção é formada por peças pré-fabricadas de concreto de três metros de altura e dois de largura, com um peso cada uma de sete toneladas.

Além disso, os militares estão cavando uma fundação por trás da construção, que espera-se que termine em breve, já que todas as peças de concreto estão construídas e só falta encaixá-las mediante um sistema de guindaste.

A cidade turca de Reyhanli está a apenas 50 quilômetros de Aleppo e acolhe milhares de refugiados sírios, dos quais cerca de 1,8 milhão que se encontram na Turquia para fugir da guerra civil que castiga seu país.

Em maio de 2013 um atentado com dois carros-bomba atingiu Reyhanli e deixou 52 mortos.

A Turquia aumentou nos últimos meses suas ações para evitar que potenciais jihadistas, sobretudo estrangeiros, cheguem à Síria para se somar a grupos radicais como o Estado Islâmico.

Só no último ano, as autoridades turcas detiveram e expulsaram 1.270 estrangeiros suspeitos de viajar à Síria para se unir às fileiras do EI, segundo números oficiais.

A fronteira com a Turquia é a principal via de acesso à Síria dos estrangeiros que querem se unir a grupos jihadistas como o EI e que costumam usar as mesmas rotas de contrabandistas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s