Turquia libera vistos e insiste em entrada na UE

Além do assunto dos vistos, este relatório de Bruxelas representa, segundo o chefe da diplomacia turca, "uma nova página nas relações entre UE e Turquia"

Ancara – O governo da Turquia se mostrou satisfeito nesta quarta-feira com a proposta da Comissão Europeia (CE) de permitir que os turcos viajem à União Europeia sem visto, medida que Ancara cobrava há muito tempo e que espera ser um passo em direção à filiação ao clube comunitário.

“Estamos encantados com o relatório (da CE). Seguiremos cumprindo nossas obrigações. Nossos cidadãos deveriam ter tido este direito muito antes. Nosso objetivo é a plena filiação (à União Europeia), afirmou Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores turco.

Cavusoglu afirmou que Turquia e UE não necessitam uma da outra apenas em épocas de crise, em referência ao fato de a liberalização de vistos fazer parte do acordo pelo qual Ancara deve receber os refugiados deportados pela Europa.

O ministro turco disse que este tipo de relatório influencia na “atitude positiva” dos turcos em relação à União Europeia, uma atitude que, reconheceu, “tinha diminuído durante os últimos anos”.

Além do assunto dos vistos, este relatório de Bruxelas representa, segundo o chefe da diplomacia turca, “uma nova página nas relações entre UE e Turquia”.

A CE apresentou nesta quarta-feira seu terceiro relatório sobre os progressos da Turquia, no qual ressalta que Ancara ainda deve cumprir vários requisitos, como os relacionados à luta contra a corrupção, à proteção de dados, à cooperação judicial e às práticas contra o terrorismo.

A liberação de vistos a partir de junho está condicionada ao cumprimento dessas condições.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s