Turquia mostra pouco otimismo sobre trégua na Síria

"Comemoro que exista esta trégua, mas não sou muito otimista de que será respeitada por todas as partes", declarou o vice-primeiro-ministro turco

A Turquia celebrou nesta terça-feira o projeto de um cessar-fogo na Síria anunciado por Rússia e Estados Unidos, mas disse que está pouco otimista quanto ao seu cumprimento e advertiu que, se as milícias curdas atacarem seus soldados do outro lado da fronteira, suas tropas responderão.

“Comemoro que exista esta trégua, mas não sou muito otimista de que será respeitada por todas as partes”, declarou o vice-primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus, à imprensa.

O acordo anunciado entre Rússia e Estados Unidos ocorre num momento em que os rebeldes sírios estão esgotados em terra, depois de uma ofensiva de grande envergadura do exército de Damasco, apoiado pela aviação russa na província de Aleppo, no norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia.

No entanto, o ministro expressou suas reservas sobre a viabilidade do cessar-fogo, levando-se em conta que os bombardeios aéreos da Rússia podem prosseguir.

“Esperamos que ninguém tente seguir com os bombardeios, que ninguém mate civis enquanto o cessar-fogo estiver em vigor. Esperamos que todos os grupos na Síria, incluindo a oposição moderada, formem parte da reconstrução do país quando as negociações terminarem”, acrescentou Kurtulmus.

A artilharia turca bombardeia há mais de uma semana as posições das milícias curdas do YPG (Unidades de Proteção do Povo) em Azaz (no norte da Síria).

A Turquia argumenta que suas ações militares são uma resposta aos tiros lançados pelos combatentes curdos a partir do outro lado da fronteira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s