Turquia pede abertura de canais de comunicação com a Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente turco, Tayyip Erdogan, não se reuniram na cúpula da ONU sobre o clima

Ancara – O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, pediu nesta terça-feira a abertura de canais de comunicação entre a Turquia e a Rússia para evitar incidentes como a derrubada de um avião de guerra russo por jatos turcos ao longo da fronteira com a Síria na semana passada.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente turco, Tayyip Erdogan, não se reuniram na cúpula da ONU sobre o clima, na segunda-feira, em Paris, que Erdogan havia descrito como uma oportunidade para remendar os laços entre os dois países.

“O nosso apelo à Rússia é novamente pela abertura de canais de comunicação militares para evitar incidentes similares ao que aconteceu. Vamos manter canais diplomáticos abertos”, disse Davutoglu em entrevista coletiva antes de partir para uma visita oficial ao norte do Chipre.

“Temos de sentar e conversar à mesa em vez de fazer alegações infundadas”, acrescentou.

Putin, que assinou um decreto impondo sanções econômicas sobre a Turquia após o incidente, disse na segunda-feira que o país derrubou o jato russo porque queria proteger o abastecimento de petróleo dos militantes do Estado Islâmico.

Erdogan definiu como “calúnia” as acusações de que a Turquia compra petróleo do Estado Islâmico.

Davutoglu disse que a Turquia continuará em seus esforços para expulsar os militantes islamistas da área no lado sírio da fronteira entre os dois países.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s