Turquia prende dois jornalistas britânicos e um iraquiano

Os repórteres, Jake Hanrahan e Philip Pendlebury, e o tradutor iraquiano cobriam o conflito curdo no sudeste da Turquia para a "Vice News"

Istambul – Um tribunal de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, decretou a prisão preventiva de dois jornalistas britânicos e de seu tradutor iraquiano, informou nesta terça-feira o jornal turco “Hürriyet”.

Os repórteres, Jake Hanrahan e Philip Pendlebury, e o tradutor iraquiano cobriam o conflito curdo no sudeste da Turquia para a “Vice News”, um meio de comunicação americano, e foram detidos na quinta-feira na província de Diyarbakir junto com seu motorista.

A procuradoria turca acusa os dois jornalistas e seu tradutor de “trabalharem a favor da organização terrorista Estado Islâmico (EI)”, embora no documento a acusação não esclareça qual seria essa atividade.

O tribunal decretou a prisão preventiva dos três acusados e a libertação de seu motorista, um cidadão turco.

A “Vice”, em seu site, condenou firmemente a decisão, e “a intenção do governo turco de silenciar nossos repórteres que cobriam as questões mais importantes da região”, afirmou Kevin Sutcliffe, diretor de programação de notícias da “Vice” na Europa.

O PEN Clube International, organização de escritores e comunicadores que promove a liberdade de expressão, emitiu um comunicado em que pede a libertação imediata dos repórteres e classifica sua detenção de “assédio inaceitável, parte de uma tendência crescente na Turquia de coagir jornalistas que investigam alguns dos temas mais importantes e delicados do país”.

A nota acusa diretamente o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de “tentar suprimir toda cobertura crítica, mas especialmente a referente ao conflito nas regiões majoritariamente curdas do sudeste”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s