Turquia pretende desenvolver laços com Síria e Iraque

A Turquia tem sido por muito tempo um forte oponente do presidente sírio sob argumento de que somente sua saída do poder poderia dar estabilidade ao país

Ancara – A Turquia pretende desenvolver boas relações com Síria e Iraque, e ambos países precisam alcançar estabilidade para que as ações de contraterrorismo funcionem, disse nesta quarta-feira o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

A Turquia tem sido por muito tempo um forte oponente do presidente sírio, Bashar al-Assad, sob argumento de que somente sua saída do poder poderia dar estabilidade ao país.

Isso acabou deixando o governo turco em lado oposto à Rússia, país aliado de Assad, e distante da coalizão liderada pelos Estados Unidos, mais focada em combater o Estado Islâmico.

Desde que assumiu em maio, no entanto, Yildirim vem reiterando que a Turquia precisa “aumentar seus amigos e reduzir inimigos”, assumindo tácitamente que as políticas passadas deixaram o país de lado.

“É nosso maior e irrevogável objetivo: desenvolver boas relações com Síria e Iraque, e com todos os nossos vizinhos que rodeiam o Mediterrâneo e o Mar Negro”, afirmou Yildirim, em declarações divulgadas ao vivo na TV.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s