Turquia prevê chegada de 50 mil refugiados após bombardeios

O presidente do Conselho Turcomano atribuiu a fuga ao avanço das forças do presidente Bashar al Assad, graças ao apoio aéreo recebido de caças russos

Istambul – Pelo menos 50 mil refugiados sírios podem chegar nos próximos dias à Turquia por causa dos bombardeios aéreos da Rússia na região de Aleppo, publicou nesta quarta-feira o jornal turco “Hürriyet”, que cita fontes da comunidade turcomana na Síria.

O presidente do Conselho Turcomano, Abdurrahman Mustafa, que representa os cidadãos sírios de fala turca, assinalou que o êxodo da população, entre eles muitos turcomanos, começou nas áreas rurais ao sul de Aleppo, e nas montanhas de Jebel Akrad, ao leste de Latakia.

Ele atribuiu a fuga ao avanço das forças do presidente Bashar al Assad, graças ao apoio aéreo recebido de caças russos.

A estimativa de Mustafa foi corroborada por fontes dos serviços secretos turcos, citadas pelo jornal, que calculam que 70 mil sírios estão abandonando seus lares, 50 mil deles rumo à Turquia.

Se os bombardeios e os combates continuarem com a mesma força, cerca de 350 mil pessoas poderiam fugir da Síria até o fim de semana, e grande parte deles poderia buscar refúgio na Turquia.

A Turquia acolhe atualmente dois milhões de refugiados sírios, que têm status de “hóspede” indefinido, sem expulsá-los, mas também sem integrá-los ao mercado de trabalho e ao sistema educacional.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s