Turquia proíbe festa dedicada a bebida alcoólica tradicional

Várias organizações islamitas haviam solicitado o cancelamento da festa, que a cada ano reúne milhares de pessoas

A decisão das autoridades turcas de proibir uma festa dedicada ao raki, uma bebida alcoólica tradicional, que acontece no mês de novembro na cidade de Adana, provocou uma nova polêmica sobre a islamização do país.

“Não queremos que as pessoas bebam álcool e não podemos tolerar a publicidade”, disse o governador da cidade, Mustafa Büyük.

Várias organizações islamitas haviam solicitado o cancelamento da festa, que a cada ano reúne milhares de pessoas, porque a consideram “ignóbil” em um país muçulmano como a Turquia.

O prefeito nacionalista da cidade, Hüseyin Sözlu, criticou a proibição e denunciou uma “violação das liberdades individuais”.

Há vários anos, a festa do raki, organizada por associações locais, é um dos eventos turísticos mais importantes de Adana. Em 2014 reuniu 20.000 pessoas.

O partido conservador-islâmico do presidente Recep Tayyip Erdogan, no poder há 13 anos, aumentou consideravelmente os impostos sobre o tabaco e o álcool, oficialmente por razões de saúde pública.

Mas a oposição afirma que a medida pretende “islamizar” a república oficialmente laica, fundada por Mustafa Kemal Atatürk em 1923.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s