Turquia promete limpar o EI de fronteira após ataque

O presidente Tayyp Erdogan disse no domingo que o autor do ataque suicida a bomba tinha entre 12 e 14 anos de idade

Ancara / Istambul – A Turquia prometeu nesta segunda-feira “limpar completamente” a sua região de fronteira dos militantes do Estado Islâmico após um atentado suicida a bomba, cujo autor é suspeito de ter ligações com o grupo, haver matado 54 pessoas, incluindo 22 crianças, durante um casamento curdo.

O ataque de sábado na cidade de Gaziantep, no sudeste turco, foi o mais mortal registrado na Turquia neste ano.

O presidente Tayyp Erdogan disse no domingo que o autor do ataque suicida a bomba tinha entre 12 e 14 anos de idade, acrescentando que as evidências iniciais apontavam para o Estado Islâmico.

O primeiro-ministro Binali Yildirim, entretando, disse a jornalistas em Ancara nesta segunda-feira ser ainda muito cedo para determinar a organização responsável ou se o ataque havia sido realizado por uma criança.

Uma importante autoridade da área de segurança afirmou à Reuters que o dispositivo usado era do mesmo tipo do empregado no ataque suicida de julho de 2015 na cidade fronteiriça de Suruc e no atentado suicida a bomba de outubro de 2015 num comício de ativistas em prol dos curdos em Ancara.

O Estado Islâmico foi responsabilizado pelas duas ações. O grupo tem atacado os curdos num aparente esforço para intensificar ainda mais as tensões étnicas já acirradas pela longa insurgência curda.

O ataque de Ancara foi a ação mais mortal desse tipo na Turquia, com mais de cem mortes.

“O Daesh deve ser limpado completamente das nossas fronteiras, e nós estamos prontos para fazer o que for necessário para isso”, declarou o ministro do Exterior, Mevlut Cavusoglu, em entrevista em Ancara, usando um nome árabe para o grupo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s