Turquia quer recuperar relações com Rússia após incidente

Davutoglu reiterou que a Força Aérea do país não sabia qual era a nacionalidade do avião derrubado no dia 24 de novembro

Sófia – O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou nesta terça-feira em Sófia o desejo de recuperar as relações com a Rússia, deterioradas desde o abate de um avião militar russo por um caça turco na fronteira com a Síria, supostamente devido a uma violação do espaço aéreo do país.

“Estamos dispostos a manter discussões e a compartilhar informação. Esperamos que entre Turquia e Rússia seja recuperada a cooperação tradicional”, disse Davutoglu em entrevista coletiva depois de se reunir com o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borisov.

Davutoglu reiterou que a Força Aérea do país não sabia qual era a nacionalidade do avião derrubado no dia 24 de novembro. E também admitiu que a tensão entre Turquia e Rússia afeta a região.

“Bulgária e Turquia são vizinhos e aliados. Por isso, as relações com a Rússia têm impacto nos países próximos. Mas quero dizer às claras: as tensões entre Turquia e Rússia na fronteira com a Síria surgiram por nosso desejo de defender nosso espaço aéreo”, ressaltou o primeiro-ministro.

A Turquia alega que derrubou o caça-bombardeiro russo SU-24 após reiteradas advertências que o avião estaria violando seu espaço aéreo, o que a Rússia nega categoricamente.

Diante da negativa de Ancara de se desculpar formalmente pelo incidente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a adoção de sanções econômicas contra a Turquia, como a suspensão de voos fretados, a imposição de vistos, o congelamento de acordos comerciais e o embargo a alguns produtos agrícolas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s