Turquia retira parte de suas tropas de arredores de Mossul

m comboio de entre dez e 12 veículos militares, que incluem tanques, deixou o acampamento de treinamento de milicianos de Bashika

Istambul – As Forças Armadas da Turquia transferiram parte de seus soldados que estavam posicionados em Bashika, nos arredores da cidade de Mossul, no Iraque, ao norte do país”, ou seja, ao Curdistão iraquiano, informou nesta segunda-feiraa agência turca “Anadolu”.

Um comboio de entre dez e 12 veículos militares, que incluem tanques, deixou o acampamento de treinamento de milicianos de Bashika.

Bashika fica a cerca de 20 quilômetros ao nordeste de Mossul, e a mudança de tropas deve ter sido feita para a região autônoma do Curdistão iraquiano, cujo governo mantém boas relações com Ancara.

No primeiro fim de semana de dezembro, Ancara enviou um reforço de 600 militares com cerca de 20 tanques a Bashika, onde há desde março instrutores militares enviados por Ancara.

Os instrutores treinam uma força de voluntários, a maioria árabes sunitas e ex-policiais, dispostos a reconquistar Mossul, cidade que foi tomada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em junho de 2014.

O desdobramento turco tinha como objetivo proteger estes instrutores contra possíveis ataques do EI, argumentou o governo turco, mas a movimentação provocou irados protestos do governo do Iraque, que não foram acalmados após uma visita de dois altos cargos turcos à capital iraquiana.

A mudança de parte destas tropas ao Curdistão iraquiano faz parte de “um novo reajuste”, segundo as fontes citadas pela agência “Anadolu”.

A Turquia também tem acordos de formação e treinamento com os ‘peshmergas’, as forças armadas do Curdistão iraquiano, cujo presidente, Massoud Barzani, fez uma visita oficial a Ancara na semana passada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s