Ucrânia abandona sala durante discurso de Putin na ONU

Presidente da Ucrânia foi um dos membros da delegação do país que se negou a escutar o discurso do presidente russo como protesto

Moscou – A delegação da Ucrânia presente na Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira abandonou a principal sala do evento quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou seu discurso.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, foi um dos membros da delegação do país que se negou a escutar o discurso de Putin como forma de protesto.

O embaixador ucraniano na ONU, Yuriy Sergeyev, disse em sua conta no Twitter que uma bandeira da cidade de Ilovaisk foi colocada no balcão em frente a Putin para lembrar as centenas de soldados ucranianos que morreram em uma batalha ocorrida em agosto de 2014 no local, após não resistirem a um cerco estabelecido pelos separatistas.

“Que ele veja”, acrescentou o diplomata em sinal de protesto à suposta participação de soldados russos no grupo insurgente que tenta a independência do leste da Ucrânia.

Antes do protesto ucraniano, o representante russo na ONU, Vitaly Churkin, também decidiu abandonar o local durante o discurso de Poroshenk, afirmou Sergeyev.

Putin afirmou hoje que a Ucrânia não poderá garantir sua integridade territorial pela força das armas.

E recomendou a Kiev que leve em conta os interesses da população que fala russo nas regiões de Donetsk e Lugansk.

O presidente russo ressaltou que o cumprimento dos acordos de paz de Minsk, assinados em fevereiro de 2015, é a principal condição para solucionar o conflito ucraniano.

Além disso, acusou o Ocidente de provocar em fevereiro de 2014 um golpe de Estado na Ucrânia, aproveitando o descontentamento social contra o então presidente, Viktor Yanukovich, o que provocou uma “guerra civil”, disse. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s