Ucrânia suspende transporte de cargas à Crimeia

Em carta remetida ao Executivo, Poroshenko destacou que a Ucrânia deve estabelecer o modelo de relações que manterá com Crimeia

Moscou – O governo da Ucrânia suspendeu temporariamente nesta segunda-feira o transporte de cargas entre Ucrânia e península da Crimeia.

“Por iniciativa do primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, o governo da Ucrânia proíbe temporariamente o trânsito de fluxos de cargas na fronteira administrativa entre Ucrânia e Crimeia”, dizia um comunicado emitido pelo gabinete de imprensa do Executivo ucraniano.

Pouco antes, o presidente do país, Petro Poroshenko, se dirigiu ao governo para propor a suspensão imediata do transporte de cargas por trem e estrada ao território anexado por Moscou em março de 2014 e reclamado desde então por Kiev.

Em carta remetida ao Executivo, Poroshenko destacou que a Ucrânia deve estabelecer o modelo de relações que manterá com Crimeia.

Desde setembro, um grupo de nacionalistas ucranianos impede a passagem de mercadorias ucranianas à Crimeia, território anexado pela Rússia.

Os ativistas “exigem que as relações comerciais sejam cortadas com o território ocupado”, lembrou Poroshenko.

A Crimeia tem sofrido nos últimos dias com a grave falta de energia elétrica, depois que um grupo de radicais explodiu no sul da Ucrânia as únicas quatro torres de alta tensão que fornecem energia ao território anexado.

O Ministério de Energia da Ucrânia negou responsabilidade no blecaute e informou que está fazendo todo o possível para restabelecer a rede, já que o corte afetou também vários municípios ucranianos.

Ontem à noite, perto dos postes de alta tensão aconteceram enfrentamentos entre a polícia e os ativistas, que querem impedir que os técnicos reparassem o problema.

Autoridades crimeanas e representantes do governo russo tacharam de “ato terrorista” o corte de energia à península, responsabilizaram os ultranacionalistas e à minoria tártara, e acusaram Poroshenko de ficar do lado dos terroristas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s