Ucraniana é primeira a perder medalha por doping em 2012

No fim de maio, o COI revelou que, ao reavaliar 265 amostras guardadas desde os Jogos de Londres, encontrou 23 casos positivos de doping

Lausanne – O Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou nesta quarta-feira o cancelamento do resultado da ucraniana Yulia Kalina na prova para mulheres de até 58kg no levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Ela, que ganhou a medalha de bronze, foi flagrada na reanálise das amostras dos teste antidoping colhidos na competição.

No fim de maio, o COI revelou que, ao reavaliar 265 amostras guardadas desde os Jogos de Londres, encontrou 23 casos positivos de doping.

Depois, encontrou mais 31 atletas que se doparam ao analisar novamente 454 testes colhidos em 2008, em Pequim. Aos poucos, os nomes dos atletas flagrados foram sendo revelados e diversos já foram suspensos.

Só nesta quarta-feira, entretanto, é que o COI concluiu o primeiro processo, retirando a medalha de bronze conquistada por Yulia Kalina. O exame de urina dela deu positivo para a substância turinabol, um esteroide anabolizante.

Em documento publicado nesta quarta, o Comitê Disciplinar do COI determinou que ela entregue a medalha de bronze, o diploma e a caixinha da medalha que lhe foram entregues em 2012.

A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) foi avisada para que proceda a alteração do resultado da Olimpíada. Rattikan Gulnoi, da Tailândia, vai herdar o bronze.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s