UE alerta sobre catástrofe de refugiados com inverno europeu

Mais de 770 mil pessoas chegaram na União Europa pelo mar até agora este ano

Bruxelas – A União Europeia (UE) fez um alerta sobre uma iminente “catástrofe” humanitária, à medida que milhares de refugiados tentar chegar em território europeu através dos Balcãs no momento em que o rigoroso inverno no Hemisfério Norte se aproxima.

Mais de 770 mil pessoas chegaram na União Europa pelo mar até agora este ano, surpreendendo as autoridades fronteiriças e lotando os abrigos. Muitos fizeram uma jornada longa à pé através dos Balcãs, com objetivo de chegar na Alemanha e Suécia.

Os 28 Estados-membros da UE se comprometeram a fornecer fundos e experts para ajudar a lidar com a situação de emergência, além de distribuir os refugiados entre os países. Entretanto, os recursos estão surgindo lentamente.

“A União Europeia deve fazer tudo o que for possível para evitar uma catástrofe, à medida que o inverno se aproxima”, declarou o ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn. “Não podemos deixar que as pessoas morram de frio nos Balcãs”.

Para ajudar a lidar com o influxo, a agência fronteiriça da UE, a Frontex, convocou 775 oficiais extra, mas os Estados-membros ofereceram até agora apenas metade desse total. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s