UE anuncia 1,8 bi de euros para África conter a imigração

Os líderes africanos disseram que o valor é insuficiente

Valeta, Malta – Os líderes da União Europeia (UE) aprovaram nesta quinta-feira um fundo de ajuda de 1,8 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão) para a África para combater a pobreza e os conflitos regionais e, consequentemente, conter a crise imigratória.

Além disso, a UE convidou seus 28 membros para contribuírem para duplicar este valor.

No entanto, os líderes africanos, que participaram de uma reunião com a UE em Malta, disseram que o valor é insuficiente e continuaram a resistir a um pedido feito pelos líderes europeus para receber de volta os imigrantes que não possuem o direito de permanecer na Europa.

“O fundo aborda as causas profundas da imigração”, mas está longe de ser suficiente, disse o presidente do Níger, Mahamadou Issoufou. “Outros parceiros ainda precisam contribuir”, acrescentou.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que os países da UE devem seguir a liderança do executivo da UE.

“Para o Fundo de ajuda à África e que nossa resposta seja credível, eu quero ver mais Estados membros contribuírem com o valor que a União Europeia apresentou, de 1,8 bilhão de euros”, disse ele.

Mas a resposta até agora tem sido modesta: 25 países da UE, além de nações não pertencentes à UE, como a Noruega e a Suíça, anunciaram uma contribuição total de cerca de 78,2 milhões de euros.

Diante de um afluxo sem precedentes de imigrantes e refugiados, principalmente vindos do Oriente Médio, a UE quer desacelerar o fluxo de imigrantes da África, que fogem principalmente por causa de problemas econômicos, e tornar mais fácil a volta os que não receberam asilo.

Mas os governos africanos estão relutantes em aceitar devoluções forçadas de imigrantes que já estão na Europa, que enviam dinheiro de volta para seu país de origem e ajudam as economias locais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s