UE assina fundo para África com mais de 1,8 bilhão de euros

O fundo é uma ferramenta complementar à cooperação ao desenvolvimento já existente da UE na região

Valletta – A União Europeia (UE) assinou nesta quinta-feira a criação de um fundo fiduciário de emergência para a África, para ajudar o continente e combater a instabilidade da região, além das causas da imigração ilegal, que por enquanto só contará com cerca de 1,878 bilhão de euros.

A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE), que propôs a medida no dia 9 de setembro, queria que este fundo reunisse 3,6 bilhão de euros, 1,8 bilhão procedentes do orçamento comunitário e outro 1,8 bilhão de contribuições nacionais, mas estas se limitaram a cerca de 78,2 milhões de euros.

Em um primeiro momento, fontes do bloco apontaram que os países forneceriam cerca de 71 milhões de euros, mas este número finalmente chegou a 78,2 milhões.

Além dos parceiros do bloco, países associados à UE como Noruega e Suíça também contribuíram.

“Este fundo fiduciário de emergência para a África, criado em um tempo recorde, evidencia mais uma vez o compromisso da UE para uma rápida resposta aos grandes desafios que enfrentamos na região”, assinalou o presidente da CE, Jean-Claude Juncker.

O fundo é uma ferramenta complementar à cooperação ao desenvolvimento já existente da UE na região, a fim de ajudar os países mais frágeis e vulneráveis de toda a África, lembrou a Comissão.

A primeira reunião do conselho estratégico do fundo vai acontecer hoje mesmo em Valeta, capital de Malta, para garantir o rápido início das atividades.

O conselho do fundo é presidido pela CE e composto por representantes dos Estados-Membros e de outros doadores, enquanto os países-membros e as organizações regionais também foram convidados a participar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s