UE estende a suspensão de sanções impostas ao Irã em 2013

Suspensão de sanções contra o país foi estendida até 28 de janeiro

Bruxelas – A União Europeia estendeu até 28 de janeiro a modesta suspensão das sanções contra o Irã, na sequência do acordo nuclear interino de 2013.

O movimento vem após o Ocidente e oficiais iranianos afirmarem que esperam a completa implementação do último acordo nuclear – de julho do ano passado – nos próximos dias. Isso vai desencadear a suspensão de outras sanções europeias e norte-americanas contra o país.

“Assim que a Agência Internacional de Energia Atômica confirmar que o Irã tomou as medidas sob o acordo de julho”, disse um funcionário da agência.

“Vamos dar seguimento à suspensão de todas as sanções econômicas e financeiras relacionadas ao programa nuclear iraniano”, disse o bloco em um comunicado. “Isso substituirá o limitado aumento das sanções estendido hoje”.

Sob os termos do acordo interino, fechado em novembro de 2013, o Irã ganhou um alívio em sanções sobre o comércio de ouro e metais preciosos, bem como em algumas medidas que afetaram as exportações de automóveis e petroquímicos.

Estima-se que alívio das sanções, que inclui o descongelamento de algumas receitas de petróleo, valia, à época, um total de US$ 7 bilhões.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s