UE mantém compromisso com Cazaquistão após ataques

Os porta-vozes da alta representante da União para Relações Exteriores asseguraram que os países trabalharão para prevenir "a expansão do extremismo violento"

Bruxelas – A União Europeia (UE) manifestou nesta terça-feira sua intenção de seguir trabalhando com o Cazaquistão em matéria de segurança após os incidentes violentos de domingo na cidade de Aktobe (noroeste do país).

Os porta-vozes da alta representante da União para Relações Exteriores, Federica Mogherini, asseguraram em comunicado que os vinte e oito seguirão trabalhando para prevenir “a expansão do extremismo violento”.

“A UE condena o radicalismo e extremismo em todas suas formas e reitera que as liberdades fundamentais de todos seus cidadãos devem ser garantidas nas operações antiterroristas e na busca da segurança”, acrescenta o comunicado.

Em 5 de junho, vários indivíduos com pistolas começaram a disparar contra dois arsenais e uma base da Guarda Nacional na cidade cazaque.

No ataque morreram seis civis e nove soldados ficaram feridos.

O governo cazaque se referiu aos agressores como “seguidores de movimentos religiosos radicais e não tradicionais”, denominação utilizada habitualmente pelas autoridades do país para se referir aos radicais islâmicos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s