UE prolonga sanções contra envolvidos na crise ucraniana

Reunidos no Comitê de Representantes Permanentes, os embaixadores europeus deram sinal verde nesta quarta-feira ao prolongamento das medidas restritivas

Bruxelas – A União Europeia acordou nesta quarta-feira prolongar por seis meses, até 15 de março, as sanções dirigidas contra um grupo de pessoas e empresas russas e ucranianas por seu papel na crise no leste da Ucrânia, informaram à Agência Efe fontes europeias.

Os embaixadores dos vinte e oito, reunidos no Comitê de Representantes Permanentes (Coreper), deram sinal verde nesta quarta-feira ao prolongamento das medidas restritivas, que deverão ser agora aprovadas de maneira formal para entrarem em vigor.

As sanções aplicáveis atualmente afetam 150 pessoas e 37 empresas que tiveram seus ativos congelados e que lidam com a proibição de viajar para território comunitário, apesar da lista poder mudar quando for revisada, indicaram as fontes.

A decisão oficial sobre as sanções, segundo as mesmas fontes, deverá ser adotada pelo Conselho (os países de UE) antes de 15 de setembro.

Entre as personalidades afetadas figuram comandantes militares e responsáveis russos da administração da anexada região ucraniana da Crimeia, assim como separatistas pró-Rússia da Ucrânia.

A UE começou a aplicar progressivamente este tipo de restrições em abril de 2014, e adotou além disso medidas econômicas contra a Rússia.

Precisamente os vinte E oito acordaram em junho renovar até o final de janeiro de 2016 as sanções contra a Rússia, que afetam os mercados de capital, defesa, produtos de uso dual e tecnologias sensíveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s