Unesco aprova resolução sobre Palestina que critica Israel

A resolução "condena as agressões israelenses e as medidas ilegais que limitam a liberdade de culto e o acesso dos muçulmanos ao local sagrado"

A Unesco aprovou nesta quarta-feira uma resolução sobre a Palestina que critica a política de Israel em Jerusalém, mas o texto votado não inclui uma reivindicação inicial sobre o Muro das Lamentações, que havia provocado a ira do governo israelense.

Proposta por um grupo de países árabes, a resolução foi submetida à votação dos 58 membros do Conselho Executivo da Unesco. O texto obteve 26 votos favoráveis, seis contra e 25 abstenções. Uma das delegações não participou da votação, indicaram fontes diplomáticas.

Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, República Tcheca e Estônia votaram contra o texto, afirmaram as fontes.

A resolução “condena firmemente as agressões israelenses e as medidas ilegais que limitam a liberdade de culto e o acesso dos muçulmanos ao local sagrado da mesquita Al Aqsa”, segundo o texto obtido pela AFP.

Porém, a versão aprovada do texto abandonou a referência à “praça Al Buraq”, nome empregado pelos muçulmanos para designar os arredores do Muro das Lamentações, reverenciado pelos judeus e situado na Esplanada das Mesquitas, lugar santo para os muçulmanos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s