Uruguai quer discutir barreiras que atrapalham o Mercosul

A reunião do bloco econômico acontece nos próximos dias 14 e 15 de agosto

Montevidéu – O Uruguai trabalha no reconhecimento de barreiras que impedem “o normal funcionamento” da região de livre-comércio desejada pelo Mercosul e colocará esses obstáculos em pauta na próxima reunião do bloco, marcada para os próximos dias 14 e 15 de agosto, em Assunção, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores do país, Rodolfo Nin Novoa.

O Mercosul analisará na capital paraguaia a lista de bens para serem negociados com a União Europeia (UE) em um tratado de livre-comércio. Além disso, Novoa afirmou que o Uruguai aproveitará o encontro para mostrar ao bloco que abordagem prefere adotar.

A proposta, disse o chanceler, irá buscar que todos os membros do Mercosul “coloquem na mesa quais são as barreiras tarifárias ou não tarifárias que impedem o normal funcionamento de uma região de livre-comércio”, principal objetivo do bloco econômico.

“Estou otimista que possamos realmente ter conquistas concretas porque essa é uma necessidade da população dos países do Mercosul, de ter acesso a um produto mais barato e de melhor qualidade. Com barreiras protecionistas, não é possível conseguir isso”, disse.

O chanceler uruguaio avaliou, no entanto, que essa não será uma tarefa fácil porque cada país tentará defender seus interesses. Porém, reiterou o otimismo em obter resultados favoráveis na próxima reunião do Mercosul. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s