Vaticano detém duas pessoas por roubar documentos reservados

A Santa Sé informou que ambos foram detidos após serem interrogados no sábado e no domingo.

Cidade do Vaticano – Duas pessoas foram detidas acusadas de roubar e divulgar notícias e documentos reservados, confirmou nesta segunda-feira a Santa Sé.

Os detidos são o religioso espanhol Lúcio Ángel Vallejo Balda, que foi secretário da já dissolvida Comissão investigadora dos organismos econômicas e administrativos da Santa Sé (COSEA), lembrou o Vaticano em comunicado.

O outro detido é a italiana Francesca Chaouqui, que também foi membro da mesma comissão e que já foi liberada, acrescentou a Santa Sé.

A Santa Sé informou que ambos foram detidos após serem interrogados no sábado e no domingo, no marco das investigações que estão sendo realizadas em relação a um suposto acesso a arquivos reservados do Vaticano.

Além disso, a Santa Sé explicou que as investigações seguem abertas e lembrou que “a divulgação de notícias e documentos reservados é um crime” contemplado na legislação do Estado de Cidade do Vaticano.

A Santa Sé fez referência à próxima publicação de livros ao informar destas detenções e disse que isso seria “uma grave traição à confiança do papa”.

Meios de comunicação italianos informaram hoje sobre a aparição de dois títulos com documentos supostamente procedentes de arquivos vaticanos: “Avareza”, de Emiliano Fittipaldi, e “Via Crucis”, de Gianluigi Nuzzi

O Vaticano disse que as pessoas que estão envolvidas nestes atos “se aproveitam de um ato gravemente ilícito como é a entrega de documentação reservada”.

“As publicações deste tipo não ajudam de nenhuma maneira à clareza e à verdade, mas geram confusão e interpretações parciais e tendenciosas. É necessário evitar a equivocação de pensar que isso ajuda de alguma maneira à missão do papa”, acrescentou o comunicado. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s