Venezuela faz acordo para regularizar colombianos expulsos

A Unasul afirmou que seu secretário-geral se reuniu em Nova York com o presidente da Venezuela e do encontro surgiu uma proposta para a regularização

Quito – A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) anunciou nesta segunda-feira que os colombianos expulsos da Venezuela desde 19 de agosto poderão regularizar sua situação e retornar à Venezuela se assim desejarem, graças a um acordo entre o organismo regional e o governo venezuelano.

Em um breve comunicado datado em Quito, a Unasul afirmou que seu secretário-geral, Ernesto Samper, se reuniu em Nova York com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e do encontro surgiu uma proposta para a regularização dos expulsos.

O comunicado não dá mais detalhes sobre a proposta e nem sobre a reunião, salvo que o governo venezuelano ajudará os que desejarem retornar ao país.

Desde 19 de agosto, o governo venezuelano foi ordenando o fechamento da maior parte das passagens fronteiriças com a Colômbia para acabar com o contrabando e a presença de “paramilitares” colombianos em seu território.

Mais de 20 mil colombianos retornaram a seu país no meio da crise fronteiriça, cerca de 2 mil expulsos pela Venezuela e o resto por própria vontade, segundo organismos das Nações Unidas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s