Venezuela realiza censo na fronteira com a Colômbia

A tensão diplomática entre Bogotá e Caracas começou no dia 19 de agosto, com o fechamento de algumas passagens fronteiriças pelo presidente Nicolas Maduro

Caracas – O governo venezuelano iniciou um censo em municípios fronteiriços nos quais mantém um fechamento por tempo indeterminado da fronteira com a Colômbia, onde prossegue o estado de exceção decretado pelo presidente Nicolás Maduro, segundo o Diário Oficial desta segunda-feira.

“Foi criado o Registro Único para a Restituição dos Direitos Sociais e Econômico na Fronteira, com a finalidade de arrecadar e proporcionar informações atualizadas, que permitirão elaborar estatísticas oportunas e confiáveis que orientem a tomada de decisões”, afirma o decreto de número 1.959.

A medida opera em seis dos 10 municípios do estado Táchira sujeitos o estado de exceção decretado em 21 de agosto por Maduro.

A tensão diplomática entre Bogotá e Caracas começou no dia 19 de agosto, com o fechamento de algumas passagens fronteiriças pelo presidente Nicolas Maduro após um ataque de desconhecidos contra militares venezuelanos durante uma operação anti-contrabando no estado de Táchira, o qual o chefe de Estado atribuiu a “paramilitares colombianos”.

A crise se aprofundou quando, na quinta-feira passada, ambos países receberam denúncias em suas embaixadas sobre violação aos direitos humanos dos afetados.

A Colômbia afirmou que informará nesta segunda-feira no conselho permanente da OEA os maus-tratos que os colombianos na fronteira com a Venezuela sofreram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s