WWF compra licença de pesca para salvar Barreira de Coral

A caça comercial de tubarões na Grande Barreira cresceu de 222 toneladas em 2014 a 402 toneladas em 2015

Sydney – O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que comprou na Austrália uma licença de pesca comercial de tubarões para proteger a vida marinha na Grande Barreira de Coral, no nordeste australiano.

A diretora de Conservação da WWF Austrália, Gilly Llewellyn, declarou à emissora local “ABC” que os tubarões martelos (Sphyrna mokarran) “estão sendo atingidos”.

A iniciativa “também prevenirá que os dugongos (Sirenia), tartarugas e golfinhos morram nas capturas e ajudará aos recifes a se recuperarem perante o pior episódio de braqueamento de corais de sua história”, acrescentou a ativista.

A caça comercial de tubarões na Grande Barreira cresceu de 222 toneladas em 2014 a 402 toneladas em 2015, o que representa a captura de cerca de 100 mil exemplares, segundo dados oficiais.

Llewellyn reivindicou medidas urgentes ao governo do primeiro-ministro Malcolm Turnbull, ganhador das eleições australianas de 2 de julho.

A UICN, criada em 1948 por estados soberanos, agências governamentais e grupos civis, inclui o tubarão martelo em sua lista de espécies em perigo de extinção.

Dois estudos científicos publicados neste ano denunciaram um branqueamento extraordinário do coral da Grande Barreira em grande parte por culpa da atividade humana.

O publicado pela Universidade James Cook em abril informou que 93% do coral da Grande Barreira, que se estende ao longo de 2,3 mil quilômetros ao longo da costa, sofria com o branqueamento.

Outro publicado no mês seguinte, do Centro de Excelência de Estudos de Recifes Coralinos, indicou que o branqueamento causou a morte 35% do coral das zonas norte e centro da Grande Barreira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s