Além de CEO, Mary Barra agora é presidente do conselho da GM

A executiva substitui Tim Solso, que continuará como membro do conselho e diretor independente da companhia

São Paulo – Além de CEO da GM, Mary Barra agora é também a presidente do conselho de administração da montadora.

A executiva substitui Tim Solso, que continuará como membro do conselho e diretor independente da companhia. A transição foi anunciada na segunda-feira (4).

“Em uma era de mudanças industriais sem precedentes, o conselho concluiu que o melhor para os interesses da companhia é combinar os papéis de presidente do conselho e CEO a fim de conduzir uma execução mais eficiente do nosso plano e visão para o futuro”, disse Solso em nota.

Para ele, Mary Barra construiu um forte time de líderes e conseguiu alcançar bons resultados operacionais e fabricar veículos de tecnologia avançada nos dois anos em que comandou a empresa.

“Com a ajuda do nosso conselho, vamos continuar a gerar valor para os acionistas melhorando o nosso negócio principal e liderando a transformação da mobilidade pessoal”, afirmou a executiva em comunicado.

Carreira

Mary Barra foi nomeada presidente executiva em 2014 e teve de contornar momentos críticos à frente da GM.

Um deles foi o recall de mais de 30 milhões de veículos devido a um problema na chave de ignição dos carros da marca. A falha foi relacionada a 124 mortes e resultou em uma investigação criminal contra a companhia nos Estados Unidos.

O processo foi encerrado após o pagamento de uma multa de 900 milhões de dólares. A montadora reconheceu que havia escondido o defeito de segurança e enganado os consumidores.

Barra, que é engenheira elétrica e possui MBA em administração, entrou para a GM em 1980. Desde então, já ocupou na empresa cargos de vice-presidente executiva e de diretora global de recursos humanos, engenharia e desenvolvimento de produtos, dentre outros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s