Alemanha abre investigação criminal contra ex-chefe da Volks

A investigação já era esperada desde que Winterkorn renunciou ao cargo na semana passada, em meio à pior crise nos 78 anos de história da montadora

Frankfurt – Promotores alemães lançaram uma investigação criminal contra o ex-executivo-chefe da Volkswagen Martin Winterkorn e outros executivos por suspeita de fraude ligada a emissões de poluentes.

A investigação já era esperada desde que Winterkorn renunciou ao cargo na semana passada, em meio à pior crise nos 78 anos de história da montadora.

Winterkorn pediu desculpas publicamente pelo que chamou de má conduta inimaginável da companhia, mas insistiu que não estava ciente da fraude.

“Nós estamos investigando Winterkorn e outras pessoas responsáveis”, disse uma porta-voz da promotoria da Alemanha.

A Volkswagen, que é a maior montadora da Europa, está envolvida em um escândalo desde que autoridades ambientais dos EUA informaram, em 18 de setembro, que a companhia havia manipulado intencionalmente testes de emissão de poluentes de alguns carros movidos a diesel.

Posteriormente, a Volkswagen admitiu que 11 milhões de carros foram afetados pela fraude e separou 6,5 bilhões de euros em provisões para lidar com o problema.

A montadora alemã se tornou alvo de uma investigação criminal pelo Departamento de Justiça dos EUA e por vários órgãos ambientais dos EUA, da Europa e da Ásia. Por volta das 11h20 (de Brasília), as ações da empresa caíam 8,87% na Bolsa de Frankfurt. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s