Alibaba faz oferta para comprar ações do “YouTube chinês”

O Alibaba, que entrou no capital do Youku no ano passado ao adquirir 18,3% de suas ações, procura ampliar sua divisão de entretenimento

Pequim – O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba anunciou nesta sexta-feira que apresentou uma oferta ao Youku Tudou, um popular portal de vídeos considerado o equivalente ao YouTube no gigante asiático, para comprar as participações que faltam para possuir a empresa em sua totalidade.

O Alibaba, que entrou no capital do Youku no ano passado ao adquirir 18,3% de suas ações, procura ampliar sua divisão de entretenimento semanas após lançar um serviço de televisão em linha similar ao Netflix, Tmall Box Office.

A proposta da companhia fundada por Jack Ma contempla o pagamento, em dinheiro, de US$ 26,6 por cada ação depositária americana (ADS) de Youku, que cota no Nasdaq nova-iorquino e tem uma capitalização estimada de cerca de US$ 3,8 bilhões, segundo detalhou a empresa em comunicado.

O preço oferecido pelo Alibaba é 30,2% superior à cotação de fechamento das ações do Youku de nesta quinta-feira.

Segundo a oferta do Alibaba, o fundador do Youku, Victor Koo, se manteria na direção da firma como executivo-chefe.

O Alibaba, que em 2014 realizou em Wall Street a maior saída a Bolsa da história, confia que a aquisição do portal de vídeos seja um “pilar” de sua estratégia de entretenimento digital, pela qual apostou decididamente nos últimos meses.

“A transação proposta, com uma maior integração de nossos recursos, ajudará o Youku a conseguir um grande crescimento nos próximos anos, fazendo uso dos ativos do Alibaba em entretenimento, comércio eletrônico, publicidade e análise de dados”, disse Daniel Zhang, executivo-chefe do Alibaba, no comunicado.

O Youku é o portal líder de seu setor na China, sobretudo desde que em março de 2012 adquiriu seu principal concorrente, Tudou, para formar a empresa que agora o Alibaba tenta de comprar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s