As empresas mais reclamadas na Black Friday até agora

Até as 21h desta sexta-feira, o ReclameAQUI havia registrado 3.538 queixas de clientes sobre a promoção coletiva

São Paulo – Até as 21h58 de hoje, o ReclameAQUI registrou 3.538 queixas de consumidores durante esta edição da Black Friday.

O monitoramento começou a ser feito às 10h de quinta-feira (26), quando diversas empresas participantes do evento já haviam lançado suas ofertas.

Nesse intervalo de tempo, a KaBuM! figurava como a companhia mais reclamada, com 663 problemas citados. Em seguida, apareciam a Americanas.com, com 392, e a Submarino, com 356.

Segundo Felipe Paniago, diretor de marketing do ReclameAQUI, as queixas têm crescido em ritmo mais lento neste ano do que nas edições anteriores da promoção coletiva.

“O Brasil vive um cenário econômico ruim. Mesmo assim, quem optou por comprar na Black Friday, está mais cauteloso e conseguiu fugir de problemas”, disse em nota.

Na tabela, veja as 10 varejistas mais reclamadas até as 21h58:

  Empresa Nº de reclamações Reputação no ReclameAQUI
1 KaBuM! 663 Bom
2 Americanas.com 392 RA 1000*
3 Submarino 356 RA 1000
4 Netshoes 141 RA 1000
5 Magazine Luiza 132 Ótimo
6 Extra.com.br 127 Regular
7 Ponto Frio (loja virtual) 120 Regular
8 Casas Bahia (loja virtual) 109 Regular
9 Walmart (loja virtual) 106 Regular
10 Shoptime 91 RA 1000

* O selo RA 1000 é a reputação máxima em atendimento concedida pelo Reclame AQUI. Para recebê-la, a empresa precisa ter índices de resposta e solução iguais ou superiores a 90% e média de avaliações igual ou superior a 7, entre outros quesitos.

+ Veja aqui os detalhes sobre o cálculo das avaliações do ReclameAQUI.

Problemas

A maioria das reclamações feitas no site, por enquanto, são referentes a propagandas enganosas (37%). Os problemas na finalização da compra aparecem em segundo lugar, com 8,2% das queixas.

Na sequência, vêm a divergência de valores (6,7%), as insatisfações genéricas sobre as promoções (6,3%) e produtos indisponíveis (5,6%).

Produtos

Os produtos que apresentaram mais problemas nas compras até as 18h20 foram os produtos de informática (com 12,4% do total de queixas); os celulares e smartphones (10,9%); e os eletroeletrônicos (7,2%).

Em seu portal, o ReclameAQUI está atualizando em tempo real a lista das empresas mais questionadas pelos consumidores. Ela ficará disponível durante toda a Black Friday. 

Até o meio-dia, o Procon-SP registrou 458 reclamações de consumidores sobre a sexta-feira dos descontos. O órgão não divulga prévias sobre as empresas mais reclamadas. 

Texto atualizado às 22h17.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s