Bayer propõe compra da Monsanto e agita setor

O grupo farmacêutico e químico alemão Bayer fez uma proposta não solicitada de aquisição da companhia de sementes norte-americana Monsanto

Nova York/Frankfurt – O grupo farmacêutico e químico alemão Bayer fez uma proposta não solicitada de aquisição da companhia de sementes norte-americana Monsanto, visando criar a maior fornecedora agrícola do mundo e assumir vantagem nos mercados convergentes de pesticidas e sementes.

A Monsanto revelou a aproximação na quarta-feira, antes da Bayer confirmar seu movimento, ainda que nenhuma das duas tenha divulgado os termos da proposta.

O valor de mercado de 42 bilhões de dólares da Monsanto significa que o acordo poderia superar o plano de aquisição da companhia suíça de agroquímicos Syngenta pela chinesa ChemChina –um negócio que a própria Monsanto perseguiu no ano passado– e pode encarar obstáculos do regulador antitruste dos Estados Unidos.

Um comunicado da Monsanto disse que sua diretoria está revisando a proposta, que é objeto de análise, aprovação regulatória e outras condições. Não há garantia de que qualquer transação será concluída, acrescentou.

Às 10:57 (horário de Brasília), as ações da Bayer tombavam mais de 9 por cento, tocando nesta quinta-feira as mínimas de dois anos e meio, com alguns investidores preocupados com o custo potencial do acordo. Já as ações da Monsanto subiam mais de 4 por cento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s