BP e CNPC vão se aliar para produzir petróleo, dizem fontes

As petroleiras britânica e chinesa revelarão uma aliança para desenvolver recursos de petróleo no Iraque e em outras regiões, disseram fontes

Londres – A petroleira britânica BP e a chinesa CNPC revelarão na semana que vem uma aliança estratégica para desenvolver recursos de petróleo no Iraque e em outras regiões, disseram fontes da indústria nesta sexta-feira, em um momento em que Grã-Bretanha e China buscam estreitar laços econômicos.

O pacto, um dos vários acordos de alto nível que serão assinados durante a visita do presidente chinês Xi Jinping à Grã-Bretanha, visa impulsionar a cooperação entre as duas empresas no Iraque, onde estão explorando o gigante campo de Rumaila.

As duas empresas também irão buscar novas joint ventures em outras partes do mundo, de acordo com as fontes. Nenhuma meta clara de produção ou investimentos deve ser incluída no acordo, disseram.

A estatal China National Petroleum é a maior produtora de petróleo da Ásia e é a controladora da PetroChina.

A BP também usará a aliança para expandir suas operações na China, que têm ficado limitadas principalmente a uma joint venture varejista de combustíveis.

Para a CNPC, a aliança pode oferecer oportunidades de expandir operações no Mar do Norte e no Oeste da África, onde a BP tem forte atuação.

Um porta-voz da BP não quis comentar. A CNPC não estava imediatamente disponível para comentários.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s