Braskem produz ingrediente da borracha a partir de açúcar

A Braskem anunciou que iniciou produção experimental de butadieno a partir de açúcar

São Paulo – A petroquímica Braskem anunciou nesta segunda-feira que iniciou produção experimental de butadieno a partir de açúcar, em um desenvolvimento que pode adicionar uma fonte renovável para o insumo usado na produção de borracha.

A companhia firmou parceria em 2013 com a empresa norte-americana de bioengenharia Genomatica e informou que está conseguindo produzir com sucesso o butadieno em escala laboratorial.

A Braskem é a terceira maior produtora mundial de butadieno, com produção de 374 mil toneladas do produto em 2014. O insumo é usado em borracha utilizada em aplicações como pneus, calçados, plásticos, asfalto, materiais de construção e látex. Segundo a petroquímica, a demanda mundial de butadieno é da ordem de 9 milhões de toneladas por ano.

A empresa não revelou investimentos realizados no projeto ou quando a produção comercial poderá começar.

Para a produção em laboratório, a parceria desenvolveu um microrganismo que consome açúcar, como o vindo de cana, e o converte em butadieno, em fermentadores de dois litros.

A Braskem já faz em escala industrial o “polietileno verde”, um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar. A unidade de eteno verde da companhia, inaugurada em setembro de 2010, recebeu investimento de 290 milhões de dólares e tem capacidade para produzir anualmente 200 mil toneladas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s