BSI, do BTG, é processado por driblar headhunter

A unidade de private banking do BTG em Singapura foi processada sob a acusação de que driblou um headhunter e se recusou a pagar a empresa por recrutamento

A unidade de private banking do Grupo BTG Pactual em Singapura foi processada sob a acusação de que driblou um headhunter e se recusou a pagar a empresa pelo recrutamento de funcionários.

A Mancano and Associates está pedindo 7,1 milhões de dólares de Singapura (US$ 5 milhões) por indicar com sucesso 23 funcionários, incluindo o vice-presidente Raj Sriram, ao BSI, segundo sua emenda à ação judicial aberta em novembro na Corte Suprema de Singapura.

O BSI contornou a Mancano e contratou de forma direta os candidatos que a empresa de recrutamento recomendou em 2009, disse a Mancano, que tem sede em Singapura, em documentos judiciais.

O BSI disse nos arquivos judiciais que a Mancano não tem base para a sua acusação e que não havia acordo vinculativo com a empresa de recrutamento. O porta-voz do BSI, Luciano Crobu, preferiu não comentar. Michael Mancano, diretor-gerente da empresa de recrutamento, não respondeu a dois e-mails e telefonemas em busca de comentário.

Michael Mancano disse em documentos judiciais que ele e o CEO do BSI, Hanspeter Brunner, trabalhavam juntos desde 1997 para recrutar funcionários para o empregador de Brunner à época, o Coutts Bank, posteriormente comprado pelo braço de private banking do Royal Bank of Scotland.

Ambos tinham um “entendimento comum” e operavam em confiança, disse Mancano em documentos judiciais. Brunner deixou o RBS Coutts e foi para o BSI em 2009, acompanhado por cerca de 70 funcionários.

Não houve “prática aceita” entre Brunner e Mancano como afirmado, disse o banco. O BSI havia rejeitado anteriormente a conta de 38 milhões de dólares de Singapura apresentada pela Mancano em 2013 pelo recrutamento dos 23 candidatos, segundo documentos judiciais. A empresa de recrutamento recebeu 250.000 dólares de Singapura por trabalho administrativo e não há mais pagamentos devidos, disse o BSI.

Taxas

As taxas da empresa de recrutamento são de 28 por cento do pacote salarial do primeiro ano do funcionário, o que inclui um salário básico de até 550.000 dólares de Singapura para um senior private banker, bônus por metas e pagamento por contratação, segundo a ação judicial da Mancano.

O BTG adquiriu o BSI em setembro da italiana Assicurazioni Generali SpA por 1,25 bilhão de francos suíços (US$ 1,25 bilhão). Atualmente, busca vender a unidade para aumentar sua liquidez após a prisão de seu fundador, o bilionário André Esteves, segundo pessoas com conhecimento da situação.

Esteves deixou a função de presidente do conselho do BTG e está em prisão domiciliar.

O caso foi intitulado Mancano and Associates Pte v BSI Bank, S866/2015, e está na Corte Suprema de Singapura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s