Suíça e Singapura aprovam venda do BSI, do BTG para o EFG

Autoridades da Suíça e Singapura aprovaram a venda do banco suíço BSI pelo BTG Pactual para o EFG International

São Paulo – As autoridades Swiss Financial Market Supervision Authority (FINMA), da Suíça, e Monetary Authority of Singaporte (MAS), de Singapura, aprovaram a venda do banco suíço BSI pelo BTG Pactual para o EFG International.

A conclusão da operação ainda depende de outras aprovações regulatórias e, segundo o BTG Pactual, deve ser concluída até, no máximo, o quarto trimestre deste ano.

O BTG Pactual fechou acordo para vender a subsidiária suíça no dia 22 de fevereiro deste ano, pelo valor de 1,33 bilhão de francos suíços (US$ 1,34 bilhão).

O BSI havia sido adquirido pelo BTG cinco meses antes da venda, antes de o então executivo-chefe do banco brasileiro, André Esteves, ser afastado por suposto envolvimento em um escândalo de corrupção.

Segundo o comunicado enviado hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a FINMA e a MAS também informaram os resultados das investigações referentes a contas bancárias mantidas no BSI em Singapura associadas ao 1MDB, fundo soberano da Malásia, no período compreendido entre 2011 e abril de 2015.

“Como consequência de falhas de controle e compliance, a FINMA impôs ao BSI a reversão dos lucros obtidos com as referidas operações faltosas no montante de 95 milhões de francos suíços. A MAS, por sua vez, impôs multa no montante de SGC 13 milhões”, informa o BTG Pactual, no comunicado.

Como as falhas que deram origem às perdas e multas ocorreram no período anterior à conclusão da compra do BSI pelo BTG Pactual, o BTG alega que buscará indenização com o grupo Generali.

Conforme havia sido acordado com a FINMA, Roberto Isolani, foi nomeado como CEO do BSI. Já Renato Cohn assumiu como CEO do BSI Singapura há duas semanas. Ambos são parceiros do BTG Pactual.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s