Captação da Kroton no 3º trimestre cai 6% ante 2014

O número de ingressantes atingiu 66,294 mil contra um total de 70,202 mil em 2014

São Paulo – A companhia de ensino Kroton reportou queda de 6% na captação de novos alunos na graduação presencial no terceiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de ingressantes atingiu 66,294 mil contra um total de 70,202 mil em 2014.

Em comentário sobre os resultados do processo de captação e rematrícula, a Kroton mencionou como fatores adversos o menor número de vagas no programa de financiamento estudantil do governo, o Fies, e a piora do cenário macroeconômico.

Apesar disso, a companhia considerou que seu desempenho foi “bastante sólido”.

A Kroton registrou um aumento da base de alunos que pagam os cursos sem financiamento, embora esse número tenha sido ofuscado por uma queda de 84% nos ingressantes que tem financiamento pelo Fies.

A captação de alunos Fies, que tinha sido de 35,854 mil na segunda metade do ano passado, chegou a apenas 5,608 mil este ano.

A empresa considerou que a queda no número de ingressantes Fies foi provocada por “dificuldades processuais e de atendimento por parte dos alunos às novas regras implementadas a partir do segundo semestre de 2015”.

Entre as novas regras para enquadramento de alunos no programa do governo está a exigência de nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e limitação de nível de renda familiar.

A Kroton reportou que apenas 39% das vagas que a companhia ofertou no Fies foram preenchidas. Dos mais de 5 mil alunos que entraram via Fies, 2,818 mil foram transferidos de outras instituições e 2,790 são novos alunos admitidos no trimestre.

Adicionalmente, outros 1,751 mil veteranos conseguiram contratar o Fies no mesmo período, resultando na taxa de conversão de 39% das vagas disponibilizadas.

Alunos sem Fies

A entrada de alunos sem programa de financiamento cresceu. No trimestre, o ingresso de alunos pagantes no ensino presencial subiu 66% na comparação anual, chegando a 57,132 mil.

Já os alunos que contrataram o programa de empréstimo próprio da Kroton (chamado de Parcelamento Especial Privado, o PEP) foram 3,554 mil no terceiro trimestre deste ano. Essa foi uma alternativa que passou a ser oferecida pela companhia após as restrições no Fies.

A Kroton informou, porém, que esse programa de parcelamento teve uma oferta de produtos menos agressiva na comparação com o primeiro semestre desse ano.

Esses financiamentos, disse a empresa, foram oferecidos num momento mais tardio dentro da abordagem junto aos potenciais alunos, além de ser reduzida a remuneração à força de vendas quando comparado com outras modalidades.

As rematrículas – de alunos que já estudavam na Kroton – cresceram 6%, chegando a 378,519 mil. Com isso, a base de alunos da graduação presencial atingiu 444,813 mil estudantes, aumento de 4% na comparação anual.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s