Cemig disputará leilão de hidrelétricas, diz diretor

A Cemig pretende fechar ainda nesta semana o financiamento para disputar leilão de hidrelétricas que o governo promove em 25 de novembro

São Paulo – A estatal mineira de energia Cemig pretende fechar ainda nesta semana o financiamento para disputar o leilão de hidrelétricas que o governo federal promove em 25 de novembro, afirmou o diretor financeiro, Fabiano Maia Pereira, em videoconferência com analistas nesta segunda-feira.

O leilão de hidrelétricas existentes será promovido pelo governo com a expectativa de arrecadar até 17 bilhões de reais para os cofres públicos com a cobrança de bônus de outorga junto aos vencedores. O certame ofertará 29 hidrelétricas cujas concessões estão terminando.

A Cemig deverá entrar no leilão com a subsidiária Cemig GT e focar nas hidrelétricas atualmente operadas pela companhia.

Pereira também comentou que a companhia está em busca de um novo parceiro na Light, que atua em distribuição e possui ativos de geração, uma vez que o atual sócio da Cemig no negócio, o FIP Redentor, decidiu exercer opção de venda do ativo.

“Estamos conversando com alguns investidores e, a princípio, o prognóstico é muito favorável, de ter uma solução antes do vencimento (da data de exercício da opção de venda)… esperamos ter boas novidades no primeiro semestre do ano que vem”, disse Pereira.

O diretor de Relações Institucionais da Cemig, Luiz Fernando Rolla, disse ainda que a Cemig busca um novo parceiro para manter a Light com uma gestão privada, e até por isso não pretende comprar sozinha a fatia do FIP Redentor na empresa.

“Não é objetivo nosso”, disse Rolla, ao ser questionado por uma analista.

EXPANSÃO EM GERAÇÃO

Além do leilão de hidrelétricas existentes, a Cemig buscará outras oportunidades de crescimento em geração, mas essas em parceria com a mineradora Vale.

Segundo Rolla, a Aliança Energia, uma joint venture entre as duas empresas, será o veículo de investimento da Cemig nessa expansão.

“Ela (a Aliança) tem uma alavancagem muito baixa, o que naturalmente abre oportunidade de crescimento… tem oportunidades já identificadas, algumas, e à medida que forem ocorrendo (negócios) vamos fazer a divulgação”, disse o executivo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s