Cooperação é a chave para tornar uma empresa mais simples

De acordo com Yves Morieux, diretor do BCG, a colaboração é capaz "criar uma organização que use melhor a inteligência das pessoas"

São Paulo – Mesmo com todas as novas tecnologias, melhores formas de comunicação e habilidades das novas gerações, a produtividade no ambiente de trabalho não cresce e o engajamento dos funcionários cai em todo o mundo.

O motivo, segundo Yves Moriex, diretor do Boston Consulting Group, é que a estrutura hierárquica das empresas está cada vez mais complicada e as práticas de gestão obsoletas.

De acordo com ele, a única maneira de conseguir vantagem competitiva nesse cenário é “criar uma organização que use melhor a inteligência das pessoas”.

Para isso, estimular a colaboração entre funcionários é fundamental  e ela não tem sido incentivada da forma correta na maioria das companhias.

Segundo o executivo, o primeiro estereótipo que deve ser quebrado é o de que colaborar significa se dar bem.

“Isso está completamente errado. Quanto mais uma pessoa gosta de outra, mas ela vai se esforçar para proteger o relacionamento e menos vai fazer o que precisa ser feito. Cooperação pode significar atrito, tensão”, disse durante palestra na HSM Expomanagement 2015, nesta terça-feira (10), em São Paulo.

Outro ponto que precisa ser mudado, na visão dele, é a forma como as equipes são recompensadas. “É preciso sacrificar o desempenho individual para fazer a diferença no trabalho do outro. Se você reconhece apenas individualmente, os colaboradores vão colocar a energia nesses indicadores e não no que é de fato importante”.

“Cooperar não é difícil, tem a ver com alocar recursos no que é bom para o time. Graças à cooperação, o todo vale mais do que as partes”, emendou. Só assim é que a simplicidade seria alcançada e as empresas deixariam de desperdiçar tempo com relatórios e reuniões desnecessárias, por exemplo. 

Yves Morieux é também autor do livro: “Seis regras simples: como gerenciar a complexidade sem se complicar”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s