Lucro do Santander cai a 25 milhões de euros no 4º trimestre

O Santander também informou que sua receita líquida de juros subiu para 7,89 bilhões de euros no trimestre, de 7,71 bilhões de euros um ano antes

Madri, 27/01/2016 – O espanhol Santander anunciou hoje que teve lucro líquido de 25 milhões de euros (US$ 27,12 milhões) no quarto trimestre do ano passado, que representa apenas uma fração do ganho de US$ 1,46 bilhão registrado em igual período de 2014.

O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam lucro muito maior, de 1,29 bilhão de euros.

O Santander, maior banco da zona do euro em valor de mercado, também informou que sua receita líquida de juros subiu para 7,89 bilhões de euros no trimestre, de 7,71 bilhões de euros um ano antes.

Essa medida, que corresponde à diferença entre o que os bancos pagam aos clientes por depósitos e cobram por empréstimos, veio praticamente em linha com a projeção do mercado, de 7,88 bilhões de euros.

Apesar do lucro melhor que o esperado, investidores e analistas vêm observando de perto o ritmo em que o Santander é capaz de gerar capital, em meio a preocupações de que a instituição é um dos bancos menos capitalizados da Europa.

Os temores com o capital se intensificaram com a piora da recessão no Brasil, que é responsável por cerca de um quinto do lucro do Santander.

O real teve desvalorização de 26% frente ao euro em dezembro ante um ano antes, fator que prejudica a receita do Santander no Brasil quando o resultado é convertido para euros no balanço do banco.

Francisco Riquel, analista do N+1 Group em Madri, estima que os empréstimos inadimplentes do Santander no Brasil vão mais do que dobrar até 2017 em relação a 2014. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s