Desastre em MG gera prejuízo de R$ 5,8 bi para a Samarco

No balanço financeiro da companhia nesta semana, consta uma provisão de 9,83 bilhões de reais para "recuperação socioambiental e socioeconômica" devido à tragédia

São Paulo – As reservas financeiras feitas para cobrir multas ambientais e outras obrigações referentes ao desastre em Mariana, em Minas Gerais, levaram a Samarco a amargar um prejuízo de 5,83 bilhões de reais em 2015.

No ano anterior, a mineradora havia registrado um lucro de 2,80 bilhões de reais.

O rompimento da barragem de rejeitos da empresa, em novembro do ano passado, deixou 19 mortos e um rasto de destruição.

No balanço financeiro anual publicado por ela nesta semana, consta uma provisão de 9,83 bilhões de reais para “recuperação socioambiental e socioeconômica” devido à tragédia.

Outros 144,35 milhões de reais foram efetivamente desembolsados para o mesmo fim durante 2015.

A empresa ainda fez outra provisão de perda de ativo imobilizado de 216,81 milhões de reais, referente à barragem.

Além dessas despesas já contabilizadas, a Samarco pode ter ainda outros gastos, conforme destacou a consultoria PwC, que auditou as demonstrações financeiras.

“A companhia é parte em diversos processos administrativos judiciais de naturezas cível, ambiental e trabalhista, para os quais ainda não é possível estimar com segurança os seus resultados finais e suas consequências”, observou.

A consultoria ressaltou também que o futuro da empresa depende de “um desfecho razoável dessas incertezas”, do sucesso de negociações com credores e da retomada de operações paralisadas em consequência do rompimento da barragem.

Como resultado dessa interrupção nas atividades, a produção da mineradora no ano foi de 25,36 milhões de toneladas, uma queda de 3,65% ante as 26,29 milhões de toneladas extraídas em 2014. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s