Duratex tem prejuízo de R$29,56 mi no 1º tri

A companhia divulgou nesta quinta-feira geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização de 146,55 milhões de reais

São Paulo – São Paulo – A queda nas vendas e o aumento das despesas financeiras levaram a companhia de insumos para construção civil Duratex para o prejuízo no primeiro trimestre.

A companhia anunciou nesta quinta-feira resultado líquido recorrente negativo de 29,56 milhões de reais, ante lucro de 68,47 milhões um ano antes.

A receita líquida consolidada caiu 10%, para 901,4 milhões de reais, refletindo a recessão no país que atinge o setor de construção civil.

O recuo só não foi maior devido ao bom desempenho das exportações. Enquanto houve queda de 17,9% nos volumes no mercado interno, para o exterior a Duratex teve alta de 45,4% na receita.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 146,55 milhões de reais no período, queda anual de 43,2%. A margem Ebitda despencou 9,5 pontos percentuais, para 16,3%.

Segundo a Duratex, as despesas financeiras cresceram em decorrência do aumento das taxas de juros e do endividamento líquido influenciado por captação de recursos para a OPA da Tablemac, na Colômbia. 

Ano a ano, o resultado financeiro da companhia foi negativo em 68,7 milhões de reis, um aumento de 47,5% sobre um ano antes.

A companhia teve alta de 80% no volume exportado de paineis de madeiras contra um ano antes. 

A expectativa é de que o volume total de exportações em 2016 cresça 50% sobre o ano passado, seguindo a estratégia de “aumentar a participação da receita de fora do mercado brasileiro como forma de diminuir sua dependência ao mercado interno”. 

O custo dos produtos vendidos líquido de depreciação, amortização e do custo caixa, somou 621,6 milhões de reais, alta ano a ano de 0,8%.

As ações da empresa recuavam 2%, enquanto o Ibovespa tinha baixa de 0,2%.

Matéria atualizada às 10h58

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s