Google anuncia reestruturação e Sundar Pichai é seu novo CEO

Empresa de tecnologia passa a ser dirigida por Sundar Pichai e fará parte de uma nova holding chamada Alphabet

São Paulo – O Google anunciou na noite desta segunda-feira (10) uma grande reestruturação.

Larry Page, um de seus fundadores, deixa o cargo de CEO, que será assumido por Sundar Pichai, até então responsável pelos principais produtos empresa.

Page comandará uma nova companhia chamada Alphabet, que irá controlar o Google e outras empresas do grupo. Sergey Brin, o segundo fundador do site de buscas, será o vice-presidente da holding. 

“Nossa organização está funcionando muito bem hoje, mas nós achamos que podemos torná-la mais transparente”, escreveu Larry Page, em comunicado.

Com a mudança, o Google continuará sendo a maior empresa da Alphabet, mas se tornará mais enxuto. Isso porque os negócios que não estão diretamente ligados à internet, como a Life Sciences (que fabrica lentes de contato sensíveis à glicose) e a Calico (focada em tecnologias para longevidade), serão transferidos para a holding. 

A Alphabet também passará a administrar os braços de investimentos e o X lab, incubadora de projetos como o Wing, drone desenvolvido para fazer entregas.

Já os produtos e serviços como o Android, Chrome e YouTube, devem continuar sob o comando Google. 

“Fundamentalmente, acreditamos que isso nos permitirá administrar em escalas, possibilitando que cuidemos de maneira independente de negócios que não são tão relacionados”, disse Larry Page.

Nova estrutura

Cada uma das subsidiárias da Alphabet terá um “CEO forte”, cuja remuneração será definida por Page e Brin.

“Nós vamos rigorosamente controlar a alocação de capital e trabalhar para assegurar que cada empresa tenha um bom desempenho”, disse Page.

Segundo ele, os resultados financeiros do Google serão reportados separadamente do restante da Alphabet já no quarto trimestre.

A holding também vai substituir o Google no mercado financeiro. Todas as ações da empresa de tecnologia serão automaticamente convertidas na mesma quantidade de papéis da Alphabet.

Logo em seguida ao anúncio, as ações do Google na Nasdaq, em Nova York, chegaram a subir 7% nos negócios realizados após o fechamento do pregão.

Texto atualizado às 20h11.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s