Google e Microsoft selam a paz em litígio de patentes

As empresas anunciaram em comunicado conjunto que o acordo põe fim aos litígios pelo uso de tecnologias em celulares, wi-fi e games

Los Angeles – As multinacionais Google e Microsoft chegaram a um acordo para encerrar as 18 reivindicações por patentes que tinham apresentado uma contra a outra nos Estados Unidos e na Alemanha, informou nesta quinta-feira a imprensa especializada.

As empresas anunciaram em comunicado conjunto que o acordo põe fim aos litígios pelo uso de tecnologias em telefones celulares, wi-fi e patentes empregadas em jogos para o console Xbox e produtos do Windows.

Também põe um ponto final na disputa sobre o Motorola Mobility, que o Google vendeu para a Lenovo ano passado após ficar com as patentes.

“Google e Microsoft concordaram em colaborar em certos assuntos sobre patentes e trabalharão juntas em outras áreas no futuro para o benefício de nossos clientes”, indicaram ambas companhias, que não revelaram o acordo econômico ao que chegaram.

Um dos principais pontos de discórdia entre as companhias começou em 2010, quando a Microsoft acusou a Motorola, posteriormente adquirida pelo Google, de infringir sua obrigação de oferecer licenças para as patentes de vídeo e wi-fi usadas nos sistemas Xbox a um preço razoável.

Não é o primeiro acordo entre multinacionais que disputavam patentes.

Em 2014, a Samsung Electronics e a Microsoft encerraram sua primeira disputa nos tribunais.

A Microsoft acusou a concorrente sul-coreana de ter quebrado um acordo sobre patentes assinado entre as empresas em 2011.

Segundo aquele acordo, Samsung Electronics se comprometia a pagar a Microsoft por fazer uso de suas patentes empregadas no sistema operacional Android do Google para smartphones. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s