Homem mais rico da China dobrou fortuna, segundo Forbes

O patrimônio do presidente e fundador do grupo imobiliário Dalian Wanda, passa assim de 13,2 bilhões para 30 bilhões de dólares

A fortuna do homem mais rico da China, Wang Jianlin, aumentou em 17 bilhões de dólares no ano passado, um número que supera o PIB da Islândia, informou nesta segunda-feira a revista Forbes.

O patrimônio do presidente e fundador do grupo imobiliário Dalian Wanda, passa assim de 13,2 bilhões para 30 bilhões de dólares, segundo a “Lista das 100 pessoas mais ricas da China” de 2015, publicada anualmente pela revista econômica americana.

Tudo isso apesar de em agosto, em um só dia em meio ao declive na bolsa, Wang ter perdido 3,6 bilhões de dólares.

O aumento de sua fortuna foi possível graças à flutuação de duas subsidiárias do Grupo Wanda, apesar das decepções sofridas pela economia chinesa, que perde fôlego.

Segundo o magnata, na China é muito mais produtivo influenciar nas forças de mercado e mostrar criatividade que o tradicional recurso das “redes” pessoais.

“É bom ter dinheiro”, disse para a imprensa em Pequim este ex-oficial do Exército Popular da Libertação, de 61 anos, em uma breve aparição após o anuncio da nova classificação da Forbes.

“A maioria das pessoas que tem dinheiro, e muito especialmente as pessoas extraordinariamente ricas, são boas pessoas”, afirmou.

Tendo em conta o ritmo em que aumenta sua fortuna, apenas nos sete minutos em que apareceu nesta segunda-feira à imprensa poderia ter ganhado 200 mil dólares.

No começo do ano, o multimilionário comprou por 1,05 bilhão de euros a empresa suíça de marketing esportivo Infront, encarregada entre outras ações de comercializar os direito de retransmissão do Mundial de Futebol, dirigida por Joseph Blatter, o presidente suspenso da Fifa.

Depois comprou 20% do capital do clube de futebol espanhol Atlético de Madri.

Wang Jianlin passou este ano da quarta posição da classificação da Forbes para a primeira, destronando Jack Ma, fundador do gigante chinês do e-commerce Alibaba.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s