Honda e GM planejam desenvolver juntas carros sem motorista

As duas companhias formaram uma aliança em 2013 para trabalhar em um sistema para veículos movidos a hidrogênio, que serão comercializados separadamente em 2020

Tóquio – A companhia japonesa de automóveis Honda quer ampliar sua colaboração com a americana General Motors (GM), com quem já trabalha no desenvolvimento de células de hidrogênio, para desenvolver conjuntamente carros sem motorista.

Essa informação foi revelada pelo atual presidente de Honda, Takahiro Hachigo, em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal “Nikkei”, na qual o executivo garantiu que a colaboração entre as duas companhias vem “dando certo” e que estão considerando “expandi-la”.

Honda e GM já começaram a discutir o assunto e estão analisando o que podem fazer “conjuntamente em nível tecnológico”, disse o executivo ao jornal japonês.

As duas companhias formaram uma aliança em 2013 para trabalhar em um sistema para veículos movidos a hidrogênio, que emitem apenas vapor de água e serão comercializados separadamente em 2020, após o lançamento que a Honda deve fazer de um modelo com essas características, desenvolvido de forma independente, em 2016.

Honda e GM querem ampliar sua parceria “para incluir o desenvolvimento de carros sem motorista, tecnologias de informação e eletrificação”, segundo Hachigo.

A Honda, que não deve lançar no mercado nenhum carro sem motorista, impulsionaria assim sua trajetória nesta área se aproveitando dos planos da GM de lançar os modelos de condução automática em 2017, enquanto a companhia americana poderia aproveitar o alto nível tecnológico que a japonesa tem com veículos híbridos.

Além disso, uma aliança mais ampla poderia encurtar o tempo de desenvolvimento e melhoraria a competitividade.

Com essa parceria, as duas empresas buscam conquistar um lugar de destaque em um momento no qual fabricantes como Nissan e Toyota, e companhias como Google e Uber, estão potencializando o desenvolvimento dessa tecnologia. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s