Honda não usará airbags Takata após multa recorde nos EUA

A Takata terá que pagar nos Estados Unidos uma multa de 70 milhões de dólares, mas que pode chegar a 200 milhões

A montadora japonesa Honda anunciou nesta quarta-feira que não utilizará mais infladores de airbag da empresa nipônica Takata em seus novos veículos em consequência da postura da fornecedora de autopeças, acusada de “maquilar” dados e condenada a pagar uma multa recorde nos Estados Unidos.

Após a informação, ação da Takata registrou forte queda na Bolsa de Tóquio.

“Nenhum novo modelo da Honda e da Acura (marca de luxo do grupo) será equipado com o inflador de airbag Takata”, afirma a Honda em um comunicado.

A Takata terá que pagar nos Estados Unidos uma multa de 70 milhões de dólares, mas que pode chegar a 200 milhões, por causa de seus airbags defeituosos que resultaram na morte de pelo oito pessoas e deixaram mais de 100 feridos.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência federal de segurança automobilística, determinou que a Takata pague inicialmente 70 milhões de dólares, informou em comunicado divulgado na terça-feira.

No caso de descumprimento desta determinação, a empresa deverá pagar os restantes 130 milhões de dólares.

Há vários meses, os airbags defeituosos da Takata, que podem explodir até em casos de choques leves, são objeto de escândalo em todo o mundo, em particular nos Estados Unidos.

Segundo a NHTSA, o defeito atinge cerca de 23 milhões de airbags nos Estados Unidos.

A Honda, principal cliente da Takata, se viu muito afetada pelo problema e teve que convocar o recall de 24,5 milhões de veículos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s