Incêndio atinge fábrica da Braskem na Grande São Paulo

Incêndio atingiu a fábrica da Braskem em Mauá e, segundo a Polícia Militar, não há registro de feridos

São Paulo – Um incêndio atingiu a fábrica da Braskem em Mauá, na Grande São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 14.

Segundo a Polícia Militar, não há registro de feridos.

A equipe de brigadistas da própria empresa teria conseguido evacuar a área. Ainda de acordo com o boletim da polícia, houve uma explosão em uma das chaminés do polo e uma grande quantidade de combustível vazou.

O Departamento de Engenharia de Trânsito de Santo André interditou a Avenida Presidente Costa e Silva e as vias no entorno.

Segundo a empresa, o acidente ocorreu às 16h30 no Polo Petroquímico de Capuava. “As equipes de emergências foram acionadas e todas as medidas de segurança estão sendo adotadas”, disse a empresa. Doze viaturas do Corpo de Bombeiros e 23 homens foram acionados.

Segundo a corporação, o incêndio está controlado e em fase de resfriamento. Uma vizinha da fábrica informou ao jornal O Estado de S.Paulo que ouviu barulho de explosão e viu o vazamento de uma substância branca.

Segunda-feira

Dois dias atrás, a mesma unidade teve interrupção de sua produção por causa de uma “instabilidade operacional”, segundo a Braskem.

O caso, que aconteceu no mesmo horário do acidente desta quarta-feira, às 16h30, acionou um sistema de segurança conhecido como “stack flare”, que é um mecanismo seguro de queima de gases, utilizado pelas indústrias químicas, petroquímicas e refinarias.

O reinicio das operações e normalização da produção ocorreu ao longo da madrugada de segunda-feira.

“Reiteramos que durante toda a ocorrência a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) foi avisada e que este procedimento é integralmente controlado e previsto.”

A empresa disse ainda que os processos mencionados não oferecem risco à população do entorno da fábrica e seguem normas internacionais de segurança.

Nota de EXAME.com:

Às 19h50, a Braskem atualizou o número de feridos no incêndio ocorrido nesta quarta-feira. Segue nota da empresa na íntegra: 

“Em relação ao incidente ocorrido hoje (14.10) por volta das 16h30 na sua unidade industrial, localizada no Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá (Grande ABC/SP), a Braskem informa que cinco pessoas que trabalhavam próximas ao local sofreram ferimentos sem gravidade, tendo sido encaminhadas para atendimento médico.  

Todos os procedimentos de segurança foram adotados e o foco do incidente foi controlado. 

Ressaltamos que a unidade foi preventivamente paralisada, de modo a garantir a integridade e a segurança de nossos funcionários e da comunidade local.

Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s