Investimentos das empresas atingem menor nível desde 2009

O cálculo foi feito a partir da mediana do índice capex/depreciação das companhias abertas do país

São Paulo – Os investimentos das empresas de capital aberto no Brasil atingiram o menor patamar desde 2009, de acordo com estudo da Economatica.

O cálculo foi feito a partir da relação capex/depreciação. Na fórmula, a compra líquida de ativo permanente anualizado de cada companhia é dividida pela depreciação, amortização e exaustão de fluxo de caixa anualizado.

A mediana desse índice para as corporações brasileiras ficou em 112% em junho deste ano, menor nível da amostra desde dezembro de 2009, quando estava em 157,8%.

Apesar disso, o resultado indica que o investimento das empresas brasileiras é de 1,12 vez a depreciação, ou seja, é suficiente para cobrir a desvalorização dos ativos do parque industrial do país.

O levantamento leva em conta dados financeiros contábeis encaminhados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em todos os trimestres analisados.

A consultoria faz a ressalva de que a quantidade de companhias que reportaram os números varia a cada data, e portanto, a amostra varia.

Abaixo, veja a comparação entre o desempenho das empresas brasileiras e dos Estados Unidos:

()

Por setor

O setor com a melhor mediana para o índice capex/depreciação é o de água, esgoto e outros sistemas, com 271,5%. Em seguida, aparece o de energia elétrica, com 211,4%.

Alguns segmentos apresentaram indicadores abaixo de 100%, o que significa que os investimentos não cobrem a depreciação. Entre eles, o pior resultado ficou com o de construção, com 33,6%. Compare na tabela:

()

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s