iPhone no Brasil e o dilema da Apple

Quando as lojas de eletrônicos abrirem na manhã desta sexta-feira, o mais novo celular da Apple vai estar disponível para vendas no Brasil. O iPhone 7, que chegou ao mercado em países como Estados Unidos e Austrália em 16 de setembro, vai estrear no por aqui com um preço pouco convidativo: entre 3.500 e 4.900 reais, a depender do modelo. Esse é um dos principais entraves ao crescimento da empresa no país.

A empresa tem cerca de 12% dos celulares usados no Brasil, mas apenas um quarto desses aparelhos é vendido oficialmente. Muita gente aproveita viagens ao exterior para trazer o produto e evitar impostos, além dos vendedores clandestinos que conseguem fazer um preço mais barato do que nas lojas. Nos Estados Unidos, o smartphone da Apple tem 43% do mercado, um número que não tem variado muito ao longo dos últimos anos.

Com a dificuldade de crescer nos Estados Unidos, ganhar o mercado internacional com seu principal produto é a maior preocupação da empresa. No último trimestre de 2015, por exemplo, quase 20% dos celulares vendidos no mundo foram iPhones, graças à explosão de vendas na China. Com o desaquecimento do mercado por lá, essa parcela caiu para 11,7% no segundo trimestre de 2016.

Em meio a tudo isso, a Apple começou a sofrer críticas cada vez mais pesadas sobre sua falta de capacidade de continuar inovando. O iPhone 7 tem como principal mudança o fone de ouvido sem fio – que, no Brasil, vai custar 1.400 reais. Mas o fone que acompanha o produto tem fios, que vão ligados a um conversor. Não faz muito sentido. Essa dificuldade em fazer coisas interessantes reflete no faturamento. No ano fiscal de 2016, terminado em setembro, a receita da companhia foi 8% menor que em 2015 – de 233 bilhões de dólares para 215 bilhões. Hoje é dia de descobrir como os brasileiros vão receber o novo hit da companhia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s